Reino Unido: a franquia aduaneira de 135 libras sobre os pequenos pacotes vai desaparecer até outubro de 2028
A 13 de julho de 2026, a HM Revenue and Customs publicou a sua resposta à consulta sobre a reforma aduaneira das pequenas importações, confirmando a supressão da franquia de direitos aduaneiros concedida aos pacotes de valor inferior a 135 libras esterlinas, até outubro de 2028 no máximo. Este prazo, antecipado em seis meses em relação ao calendário inicial de março de 2029, tinha sido anunciado a 23 de junho de 2026 num pacote de apoio ao comércio a retalho britânico.
Publicado em · Atualizado em
As importações comerciais de baixo valor, iguais ou inferiores a 135 libras esterlinas, beneficiam atualmente no Reino Unido de uma franquia de direitos aduaneiros. O volume de pacotes transportados sob este regime mais do que triplicou nos últimos anos, impulsionado pelo crescimento das plataformas de venda direta ao consumidor, e levou o governo britânico a abrir uma consulta de doze semanas entre dezembro de 2025 e março de 2026.
A 23 de junho de 2026, o governo anunciou, no âmbito de um pacote de medidas a favor do comércio de proximidade, que anteciparia em seis meses a supressão desta franquia, agora prevista para outubro de 2028 no máximo. O resumo oficial das respostas à consulta, publicado a 13 de julho de 2026, confirma este calendário e especifica o novo mecanismo adotado.
Sob este novo regime, já não será o importador ocasional que terá de pagar os direitos à entrada, mas o vendedor à distância estabelecido no estrangeiro ou a plataforma de venda em linha que facilita a venda, devedor do IVA e dos direitos aduaneiros, a liquidar junto da HMRC numa base trimestral após a entrada das mercadorias no Reino Unido.
Cadeias britânicas como a Marks & Spencer e a Next tinham pedido a instauração rápida de um imposto sobre os pequenos pacotes provenientes do estrangeiro, num movimento paralelo ao da União Europeia, que aplica desde 1 de julho de 2026 um direito fixo de 3 euros por artigo distinto sobre os pacotes que entram na UE a partir de um país terceiro.
O que isso muda para um importador
Para um cliente Sorva que expede pequenas quantidades para particulares britânicos por pacote postal ou expresso, a franquia de 135 libras manter-se-á em vigor até 2028 no máximo, mas o sentido da reforma é claro: o encargo do IVA e dos direitos deslocar-se-á para o vendedor ou para a plataforma, com uma declaração trimestral junto da HMRC. A Sorva pode desde já ajudar a preparar a transição para expedições comerciais agrupadas em vez de pacotes unitários, e a verificar a documentação de origem junto das fábricas chinesas envolvidas.
Você importa da China?
Diga-nos o que você está buscando comprar. Nossa equipe responde pelo WhatsApp, com as fábricas, os prazos e os documentos exigidos pelo seu país.
O que está mudando agora
- Royaume-Uni · Frontière carbone
Reino Unido: o mecanismo de ajuste de carbono na fronteira (CBAM) confirmado para janeiro de 2027
Em 30 de outubro de 2024, a HM Revenue and Customs e o Tesouro britânico publicaram a resposta do governo à consulta sobre o futuro mecanismo de ajuste de carbono na fronteira (UK CBAM), confirmando sua entrada em vigor em 1º de janeiro de 2027 para o alumínio, o cimento, os fertilizantes, o hidrogênio, o ferro e o aço. Em 27 de setembro de 2026, essa data não foi adiada e o ano em curso é o de preparação para todo importador britânico desses produtos, inclusive de origem chinesa.
Ler o artigo - Suisse · Accord de libre-échange
Suíça: concluídas as negociações de otimização do acordo de comércio livre com a China
A 20 de agosto de 2026, em Berna, o presidente da Confederação Guy Parmelin e o ministro chinês do Comércio Wang Wentao anunciaram a conclusão das negociações sobre a otimização do acordo de comércio livre entre a Suíça e a China, em vigor desde 2014. O texto revisto ainda tem de ser finalizado juridicamente, depois assinado, antes de entrar em vigor.
Ler o artigo - Turquie · Droits de douane
Turquia: a OMC considera ilegal a tarifa de 40% sobre veículos chineses
Em 28 de julho de 2026, um painel de solução de controvérsias da OMC deu razão à China contra a Turquia quanto à sua tarifa adicional de 40% aplicada desde julho de 2024 aos veículos importados da China. Essa decisão não obriga a Turquia a retirar imediatamente a medida, ainda em vigor em 27 de setembro de 2026.
Ler o artigo